O outro, o desconhecido que encanta e assusta, que desmascara e remete-nos ao caos e igualmente ao divino que somos é um especial presente se apreciado com moderação.
Conviver abre possibilidades inimagináveis de crescimento, descobertas e motivos para aprofundar o autoconhecimento, muito provavelmente por isso mesmo seja tão desafiante viver com algumas falas, manias, esquisitices que invariavelmente refletem nossas falas, manias e esquisitices e com isso quero dizer exatamente o que você entendeu: Somos espelhos.
Buscamos inconscientemente no diferente o nosso oculto, o que nos arranha de forma não sabida e que de alguma forma impede nossa expansão, porém quando encontramos seja na roupagem de amiga, irmã, namorada, liderança, vizinho, personagens de séries... repudiamos as informações que são trazidas, sentimo-nos ofendidas e ofendemos, resumo da ópera: Queremos e não queremos expandir!
Sonhamos com o melhor de nós mesmos, mas não queremos pagar o preço das feridas que podem ser provocadas na jornada.
E sim, muito sim! É um espanto quando nos chamam de egoístas, manipuladoras, invasivas... Eu? Claro que não! Eu sou um anjo! Os outros são assim, porém euzinha já terapeutizei essa zica!
Em terapia grupo costuma-se dizer: “Bateu, doeu, leva que é teu!”
É isso! O outro mostra nossas rachaduras (vulnerabilidades). E dói mesmo, mas, se nos aproximarmos dessa parte de nós com respeito e carinho, podemos aos poucos transformar lixo em luxo.
A pessoa melhor que vive em nós precisa sair do invólucro e de polimento.
Os feedbacks que a vida traz na voz de tantos diferentes é o antidoto que necessitamos para que a mudança interna aconteça e não se iluda sem esses choques diários não conseguiremos ver o mundo melhor que tanto queremos lá fora!
Making of:
Observe que falas incomodam e pesquise se internamente há espaço para o que escuta ser uma possível verdade.
Exemplo: “Você é muito egoísta!”
Reação: Nãaaaooo!!
Ação: Em que momentos tenho pensado apenas em mim sem olhar igualmente as necessidades do outro?
Esses momentos existem?
Se sim, elenque-os e verifique se quer transformar e entre em ação.
Se não, parabéns! Você é de outro mundo!
Até breve!